A importância de beowolf

4277 palavras 18 páginas
FACULDADE SÃO MIGUEL
Curso de Letras

O MOMENTO HISTÓRICO E A IMPORTÂNCIA
POLÍTICA DE BEOWOLF
FABIOLA GONÇALVES
LUÍZ JOSÉ
MICHELE CRISTINE
SUELEN FRANCISCA

INTRODUÇÃO
O documento Beowulf, é considerado o maior e mais completo poema que conhecemos da Inglaterra da Alta Idade Média, contendo 3.182 versos em Old English, ou Inglês Antigo. Transcrito por volta do ano mil, a trama principal relata a luta de um guerreiro contra três seres monstruosos.
A data de transcrição do documento coloca-nos diante do reinado de Æthelred II (978-1016) e às inconstâncias políticas vivenciadas pelos anglo-saxões, frutos de acontecimentos ligados ao desempenho da função real frente às mudanças internas e à defesa do reino contra os ataques externos provocados pelas invasões vikings. Este período é um dos mais bem documentados da história anglo-saxônica, em que “conquista e crise foram o maior estímulo da escrita de narrativas históricas nos séculos X e XI” na Inglaterra, fazendo surgir nas entrelinhas da escrita produzida nestes anos uma certa “percepção histórica”. Esse estímulo à escrita foi influenciado pela crise externa e interna, pelos temas de conquista e colapso, e pelo senso de uma Inglaterra desunida, em “um desejo de explicar e uma necessidade de recordar o passado imediato”, sob a ótica da derrota.
Pela data de transcrição de Beowulf, a atenção contextual abrange a primeira fase do reinado de Æthelred II, o que inclui os primeiros 25 anos de seu governo, pouco mais da metade do período que reinou. Para entender esse período faz-se necessária uma comparação com reinados antecessores, inevitável pelo fato deste rei ter rompido com uma “tradição de chefia” baseada na paz, na prosperidade e na conquista de outros reinos. Esta “tradição” iniciou-se com o rei Alfred o Grande no final do século IX e seus sucessores, pertencentes à casa real de Wessex e cada qual com sua política, consolidaram uma certa harmonia interna e a defesa dos ataques vikings, o que não foi

Relacionados

  • lalalalaasdasdasdasd
    1046 palavras | 5 páginas
  • SERVIDOR LTSP: APLICAÇÃO EM CLUSTERING BEOWULF
    9779 palavras | 40 páginas
  • Analise filmica do filme nell
    23050 palavras | 93 páginas