A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS CANTADAS PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA.

3475 palavras 14 páginas
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS CANTADAS PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA.
Autora: Maria Inês Santos
Co-autora: Marlúbia de Paula

RESUMO

Esta pesquisa é resultado de estudos decorrentes no processo de conclusão do Curso de Pós Graduação e de diversas observações realizadas sobre a educação cujos questionamentos foram levantados e um deles foi: a importância das brincadeiras cantadas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor das crianças na Educação Infantil e sua relação com a aprendizagem posteriormente. O objetivo deste trabalho tem a finalidade de observar por que as crianças brincam e de que forma? Qual a relação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem? E como o lúdico, por meio da formação do educador, interfere neste processo. Inclui um vasto estudo teórico a respeito das estratégias voltadas para o conceito histórico da criança, concepção sobre o cuidar, fundamentos sobre as instituições escolares e aborda o tema principal sobre conceitos de ludicidade e estudos que defendem este novo prazer lúdico como um de diversos instrumentos que podem ser contextualizados e que influenciam no desenvolvimento cognitivo e social dos educandos, agindo de forma dinâmica na relação de educandos e educadores no processo de ensino e aprendizagem. Viram-se atividades nas quais foram observados conteúdos que envolvessem as brincadeiras lúdicas e que confirmam que as crianças aprendem com mais facilidade brincando.

Palavras-chave: Criança. Escola. Prazer

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho foi investigado o processo em si, ou seja, de que maneira a brincadeira cantada, ao conjugar fantasia e realidade, permite à criança produzir formas novas de comportamento? Brincar, interagir em rodas cantadas contribui para o desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e psicomotor da criança na Educação Infantil?
Os objetivos desta pesquisa consistem em valorizar a Brincadeira cantada enquanto possibilidade de expressão, de criatividade, de desenvolvimento e de

Relacionados