A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

1073 palavras 5 páginas
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

*Por Daniela de Oliveira Domingos

No presente artigo, irei deter as informações acerca do papel do profissional de Relações Públicas em uma comunicação integrada. Primeiramente definindo o conceito de Assessoria de Comunicação, para depois adentrar no tema proposto no artigo.

Atualmente, a empresa moderna tem diversos meios para se comunicar com a sociedade, e uma das mais hábeis é a Assessoria de Comunicação, que funciona como um termômetro da organização. Na definição do jornalista Sílvio Vieira, Assessoria de Comunicação é “a estrutura ou organização setorial que serve para aprimorar o fluxo de comunicação interna e externa de uma organização, quer seja pública ou privada” (VIEIRA, 2003, p. 18).

Já para Boanerges Lopes, a Assessoria de Comunicação é “um serviço especializado, que busca permanentemente o aprimoramento dos fluxos de comunicação no interior das organizações e perante a opinião pública” (LOPES, 1995, p. 9). Ela coordena atividades de comunicação, definindo estratégias e ações com um planejamento prévio, para um público-alvo. Suas atribuições básicas são:

Facilitar o acesso dos grupos externos às realizações de uma empresa ou instituição, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação, além de promover a integração e a satisfação de segmentos internos que convivem e sustentam essas duas estruturas organizacionais (LOPES, 1995, p. 9).

_______________________________________________________________
*Bacharel em Comunicação Social - Hab. em Jornalismo pela Universidade Tiradentes e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é pós-graduanda em Comunicação, Marketing e Assessoria de Imprensa.
Uma comunicação integrada engloba profissionais de três áreas, que possuem deveres diferentes, mas trabalham em conjunto, com funções que interagem entre si: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas
  • Apostila itil v3
    48778 palavras | 196 páginas