A IMPORTÂNCIA DAS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COMO FERRAMENTA COMPETITIVA NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

4286 palavras 18 páginas
1

A IMPORTÂNCIA DAS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COMO FERRAMENTA
COMPETITIVA NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

Autora: Priscila Aparecida da Silva Lucas
Orientador: Miguel Angelo Montenegro da Franca

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo demonstrar e analisar a importância das alianças como uma ferramenta competitiva na gestão moderna, tratando com base na literatura, as questões que envolvem o estabelecimento de alianças estratégicas, seus objetivos e características e promover, contudo, uma reflexão sobre o assunto.
A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso que tratará de uma empresa que incorporou a parceria ao seu modelo de negócio para atuar no mercado imobiliário.
Inicialmente, serão discutidos os conceitos sob o ponto de vista de diferentes autores e discorreremos em seguida sobre os modelos, os princípios, as características e as observações que devem ser levadas em consideração ao se estabelecer uma aliança estratégica entre empresas, bem como a aplicação conceitual ao caso prático. Por fim apresenta-se a conclusão demonstrando que as alianças em qualquer das suas formas estabelecem relacionamento entre as organizações, mesmo no ambiente competitivo em que atuam.
Palavras-chave: aliança estratégica, integração, parcerias.

INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas enfrentam um ambiente de negócios caracterizado por dinamismo, turbulência, e imprevisibilidade nunca vistos, onde as organizações precisam estar preparadas para responder a pressões econômicas e políticas cada vez maiores. Todas as organizações funcionam dentro de um complexo conjunto de interesses com elementos de seu ambiente específico e geral e para poder funcionar satisfatoriamente, cada organização forma uma intensa rede de relacionamentos com outras organizações e instituições.
Os desafios da gestão moderna estão levando as empresas a pensarem em modelos organizacionais diferentes e a novas maneiras de fazer negócio. Com isso, notamos com

Relacionados