A IMPORTÂNCIA DA TABELA ASCII

274 palavras 2 páginas
A IMPORTANCIA DA TABELA ASCII

Um conhecimento muito importante para a computação e tudo o que a envolve é a tabela ASCII. ASCII significa American Standard Code for Information Interchange.
Ele foi criado por volta da década de 1960. Sua função é muito simples, ele fornece um mapeamento de codificação de grande parte dos caracteres humanos para decimal e binário. Cada caractere é formado por sete bits (binary digits). Existe também outra versão da tabela ASCII que tem caracteres de oito bits, ela é nomeada de tabela ASCII de oito bits ou tabela ASCII estendida. A tabela ASCII estendida possui caracteres acentuados. A principal função dela é converter caracteres em código binário, para que o computador possa entender o comando que você esta passando para ele. Grande parte das codificações de caracteres moderna a usa como base. Você pode fazer a transformação sem mesmo entender nada sobre códigos binários. A tabela ASCII já foi de extrema importância para a computação, porém está cada vez menos sendo utilizados pelos sistemas operacionais. São caracteres de controle, chamados de omitoze e eram utilizados em grande intensidade quando se usavam máquinas teletipo e fitas de papel perfurado.

Vamos ver um exemplo de transformação de caractere em código binário:

FELIPE

Passa a ser  0000 01100000 01010000 11000000 10010001 00000000 0101

Resumidamente o código ASCII é um padrão para codificar texto numericamente e embora tenha muita importância histórica, vem sendo gradativamente substituído por padrões mais amplos como o UTF, em suas diversas variantes, e os conjuntos de caracteres (charset) definidos pela ISO (International Organization for Standardization).

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas