A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA

640 palavras 3 páginas
RESUMO
O presente estudo tratará sobre da Importância da Psicomotricidade no Desenvolvimento Intelectual da Criança, as crianças possuem características como sujeitos que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio, e devem ser vistas como parte de um mundo, responsável e construtor do seu desenvolvimento e de seu aprendizado.

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento Intelectual; Psicomotricidade.
1. Introdução
A psicomotricidade é essencial na produção de conhecimento na infância. Características como o desenvolvimento emocional, intelectual e social está relacionado à linguagem corporal e as vivências na infância. Para Tonietto e Zunino (2008, p.12) “os movimentos quando são construídos pelo sujeito por intermédio dos recursos biológicos, psicológicos individuais e das condições do meio, podem assumir significado educacional como em qualquer disciplina”.
Os movimentos dentro da psicomotricidade devem ser carregados de sentido, significado e intenção, assim, a psicomotricidade dentro da escola desenvolve as potencialidades da criança dentro do processo educativo.
Assim este estudo terá caráter bibliográfico que, para Koche (2003, p. 122) “conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado tema ou problema, tornando-se um instrumento indispensável para qualquer tipo de pesquisa”.

2. Desenvolvimento
Psicomotricidade apresenta a relação do corpo humano com a mente, por meio de ação psicomotora com consciência das possibilidades movimento de agir e de expressar-se no meio interno e externo. Para Cotrim e Ramos (2011, p. 04) “a Psicomotricidade atua constituindo a base de sustentação do corpo como origem da aquisição cognitiva, afetiva, orgânica ou movimento, intelecto e afeto”.
O desenvolvimento do ser humano constitui compreender o homem e seus aspectos, desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Baseada nos estudos de Piaget, a espécie humana possui

Relacionados