A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

1728 palavras 7 páginas
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Sistemas de informação (INF 21) – Metodologia do trabalho acadêmico
Administração com Habilitação em Marketing (MKT 02) – Metodologia do trabalho acadêmico

RESUMO

Este estudo tem por objetivo mostrar a importância da pesquisa no meio acadêmico, pois para construir uma pesquisa ou artigo consistente, há de se fazer muitas leituras e pesquisas sobre o tema. Notasse a dificuldade que os calouros têm ao construir pesquisas bem elaboradas, devido à falta de preparação no ensino médio. Buscou-se apresentar a importância que a pesquisa acrescenta na formação de conceitos e opiniões, pois nada se pode afirmar com veemência se não há um estudo solido por trás daquilo que se constrói. A pesquisa é necessária sempre que haver um aprofundamento em algum assunto no qual não se tem total domínio. Porém, julgam-se necessário, afim de alguma apresentação, congressos, trabalhos em geral, ou somente para se obter tal conhecimento.

Palavras chave: Formação acadêmica. Metodologia. Pesquisa.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa é despertar nos leitores a importância da disciplina de Metodologia na formação dos acadêmicos. Diante disto, pretende-se mostrar a dificuldade dos calouros com os primeiros contatos com a disciplina de Metodologia, levando em conta o total desconhecimento da matéria devido ao pífio e ultrapassado sistema de ensino médio brasileiro. Também serão apresentados os benefícios que esta disciplina gera, estimulando o aluno a desenvolver pesquisas aplicando métodos científicos.

É notável que todos os alunos que possuem a matéria em sua grade curricular acabam por melhorar de forma significante o seu poder de percepção sobre o mundo, deixando de ser apenas meros observadores e passando a enxergar os mais diversos eventos da sociedade de forma crítica e construtiva, evidenciando a metodologia como forma direta na lapidação do senso crítico dos

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas