A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE EDUCANDOS DO ENSINO SUPERIOR

3752 palavras 16 páginas
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE EDUCANDOS DO ENSINO SUPERIOR

Alessandra Cristiane dos Santos
Fábio Lustosa Ferreira

RESUMO

A educação brasileira infelizmente ainda é muito fragilizada, a falta do hábito pela pesquisa está desde cedo presente no processo de aprendizagem dos jovens, e acaba por influenciar na sua vida acadêmica, já que a qualidade do ensino médio é insatisfatória e acaba muitas das vezes causando grande conflito nos recém-chegados no ensino superior. A pesquisa de longe é um instrumento essencial para a concepção de um conhecimento primoroso, a rotina da leitura, da pesquisa e a construção do conhecimento são aspectos intrínsecos ao ingressante de nível superior. No entanto não se pode negar a ineficiência que esse ensino tem produzido em relação à metodologia da pesquisa, pois nos deparamos com jovens adentrando nas universidades sem a mínima noção de trabalhos científicos, sem o desejo e interesse pela pesquisa. A pesquisa é, portanto, para o Ensino Superior uma ferramenta indispensável e deve certamente ser estimulada pelos professores, uma vez que atuam como responsáveis pela difusão do conhecimento e a introdução à pesquisa científica. Diante desta problemática, encontrou-se motivação para discutir sobre determinada temática a fim de despertar a comunidade acadêmica para a importância e relevância do assunto abordado.

Palavras-chave: Pesquisa; Professor; Ensino Superior; Acadêmico.

1 INTRODUÇÃO

Este presente artigo tem por objetivo discutir sobre a pesquisa no ensino superior, assunto deve ser constantemente alvo de discussões, pois deve atender as necessidades do mundo atual, e necessita indagar sobre a importância da mesma para os estudantes ingressantes na universidade.
A construção da autonomia intelectual, postura crítica e desvincular-se do senso comum, são objetivos da escola formar, são finalidades que devem ser trabalhadas desde os anos iniciais da

Relacionados