“A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA: PARCERIA QUE FORTALECE A APRENDIZAGEM”

3196 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - IE
PEDAGOGIA DIURNO - 2º ANO
FUNDAMENTOS DE PESQUISA
PROF.ª GIONARA TAUCHEN

ARTIGO:
“A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA: PARCERIA QUE FORTALECE A APRENDIZAGEM”

ELISABETE RECHIA BARBOZA: 53476
JULIANE VINAGRE: 54913

RIO GRANDE, ABRIL 2013.
“A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA: PARCERIA QUE FORTALECE A APRENDIZAGEM”

RESUMO
Considerando os estudos referentes à participação dos pais na vida escolar dos filhos e sua importância para a aprendizagem, objetivamos investigar as percepções que os educadores têm sobre o envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos e identificar as contribuições que a relação pais/escola proporciona aos educandos. Realizamos uma pesquisa qualitativa com a professora e os pais, utilizando uma entrevista com a professora do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), e um questionário que foi entregue aos pais dos estudantes da turma, a fim de verificar como ocorre este processo de participação dos mesmos. As perguntas foram elaboradas a partir das inquietações que permearam nossa pesquisa, visando responder os objetivos propostos.
Através deste trabalho de pesquisa pudemos ver que, participar da vida escolar das crianças vai além de simples reuniões de pais para entrega de notas, é vivenciar uma etapa de suas vidas e colaborar para que sua aprendizagem possa ser efetiva.

Palavras – chave: pais; alunos; participação; aprendizagem; escolar.

Considerações iniciais

A participação e o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos não diz respeito somente a reuniões para entrega de boletins ou para falar do comportamento dos alunos. Vai muito além! Pais interessados, preocupados com a aprendizagem dos filhos, ainda que não possam estar presentes diariamente, ainda que não tenham estudo suficiente para

Relacionados