A importância da participação da família na Escola Municipal Professora Vera Ligia Baldo/assentamento facão

906 palavras 4 páginas
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
Proposta de projeto

Identificação: Eva da Silva Sebalho e Rosilene Lopes
Título: A importância da participação da família na Escola Municipal Professora Vera
Ligia Baldo/assentamento facão.
Resumo:
Atualmente, a família tem sido apontada como parte fundamental do sucesso ou fracasso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A ausência dos pais às reuniões pedagógicas pode ser um indicativo do pouco acompanhamento da vida escolar das crianças por parte dos pais. Partindo desse contexto, definiu-se como objetivo geral dessa pesquisa argumentar teoricamente sobre a importância da interação família e escola, e como objetivos específicos: analisar o papel da família na educação dos filhos, enumerar os fatores que exercem maior influência na interação entre a família e a escola, descrever o papel da escola no processo de interação com a família e verificar como ocorre a interação entre a escola e a família na E.M. “Professora Vera Ligia Baldo” localizada no assentamento facão.
Palavras chaves: Educação. Participação. Família.
Introdução:
Atualmente no âmbito escolar existem vários modelos de família, onde cada um tem seu modo de viver. Por isso cabe a cada instituição gerar uma maior participação dos profissionais da educação na vida pessoal dos alunos, pois a família tem sido apontada como parte fundamental do sucesso ou fracasso dos alunos no processo de ensinoaprendizagem. Deste modo "Dependendo da família e da criança, outros membros como o pai, irmãos, avós poderão estar envolvidos no processo de adaptação a instituição"
(RCNEI 1998, P. 80).
Sendo assim cada instituição precisa ter um diálogo aberto com a família, tendo em vista a formação da criança. É de suma importância que esse diálogo ocorra, porque

os pais precisam oferecer valores morais para seus filhos e estar junto com a escola, mas

Relacionados