A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA

2207 palavras 9 páginas
CAPITUL I . ESCOLA

Olhando um pouco para a história da humanidade percebemos facilmente que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não por meio da escola, favorecida, em todas as áreas da convivência humana, o respeito aos valores da comunidade que a constitui.

A coordenadora geral SEESP/MEC da Secretaria de Educação Especial Aranha, Maria Salete F. Afirma que:

Nenhum país alcança pleno desenvolvimento, se não garantir, a todos os cidadãos, em todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna, de qualidade física, psicológica, social e econômica. A educação tem, nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual se deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania.(recuar)

Assim, uma escola somente poderá ser considerada bem sucedida quando estiver organizada de forma democrática de modo a favorecer a participação consciente e responsável de todos os atores que permeiam o cenário educacional: gestores, professores, familiares e membros da comunidade na qual cada aluno vive. A escola poderá alcançar esse objetivo com um bom Projeto Político-pedagógico que norteie e dê suporte para a ação de cada um de seus agentes.

1.1 Contextualizando Escola

A palavra "escola", provém do grego skholé, espaço vital em que se pratica a discussão livre, o aprendizado como experiência intensa, a salvo das pressões externas. A escola surgiu quando o homem primitivo desenvolveu a caça, a pesca, construiu ferramentas, abrigo e desenvolveu a colheita, passando a se alimenta de modo misto, criando até um gosto estético (visível nas pinturas) e estando impregnado de cultura, sentiu necessidade de transmitir o seu ainda simples saber. A educação, nesta fase, torna-se o instrumento central para a sobrevivência. Através da

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas