A IMPORTÂNCIA DA OBSERVÂNCIA DAS MEDIDAS PROTETIVAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NAS ATIVIDADES ASSOCIADAS A EXPLOSIVOS

821 palavras 4 páginas
Cidade

Colatina/ES
2013

1 A IMPORTÂNCIA DA OBSERVÂNCIA DAS MEDIDAS PROTETIVAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NAS ATIVIDADES ASSOCIADAS A EXPLOSIVOS

Para garantir a segurança dos trabalhadores no seu local de trabalho, algumas medidas de proteção devem ser adotadas previamente e equipamentos devem ser utilizados. Essas medidas e equipamentos variam de acordo com o meio de trabalho em que o funcionário atua e estão previstas nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como na Consolidação das Leis do Trabalho.
Podemos elencar como medidas de proteção para evitar acidentes em atividades associadas a explosivos, dentre outras medidas: treinar previamente os funcionários na admissão do empregado para informar os riscos existentes no local de trabalho, observando a função que ocupa (NR 01); instruir o trabalhador quanto à utilização dos equipamentos de EPI’s (NR 06); elaborar ordem de serviço sobre segurança e saúde do trabalho (NR 01).
Além destas medidas, o empregado fica proibido durante o manuseio de material explosivo: utilizar ferramentas ou utensílios que possam gerar calor ou centelha por atrito; fumar ou praticar atos suscetíveis de produzir fogo ou centelha; usar calçados cravejados com pregos ou peças metálicas externas; manter objetos que não tenham relação direta com a atividade.
Tais medidas estão disciplinadas nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego de números 01, 06, 19, bem como nas normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho que atuam conjuntamente.
Estas normas devem ser observadas e consequentemente aplicadas com a orientação de um profissional da área de segurança do trabalho, que mediante conhecimentos técnicos deve instruir o empregador e empregados, através de treinamentos, ordens de serviços, bem como elaboração dos programas de gestão de segurança do trabalho (PPRA, PCMSO, PCMAT, LTCAT).
O

Relacionados