A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA POR MEIOS DE JOGOS

3325 palavras 14 páginas
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA POR MEIOS DE JOGOS

Ivete Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática/ Licenciatura – Trabalho de Graduação
08/06/2010

RESUMO

Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Enquanto educadores matemáticos que somos, devemos procurar alternativas para aumentar à motivação, a aprendizagem, a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno.

Palavras-chave: Matemática; Jogos; Ludicidade.

1 INTRODUÇÃO

Nos mais variados campo da atividade humana torna-se cada dia mais necessário o domínio de alguns conceitos e processos matemáticos. Conhecer algoritmos e suas aplicações é uma das necessidades para a vida na sociedade moderna. Desenvolver uma capacidade de raciocinar logicamente é fundamental tanto na atividade matemática como na maioria das profissões e no dia-a-dia dos indivíduos.

Uma das funções da Matemática escolar é o desenvolvimento de competências para resolver os problemas cotidianos que as pessoas encontram. Na última década, intensificou-se a busca por alternativas que possibilitassem uma maior compreensão deste ensino e um conhecimento significativo que ocasiona benefícios para a vida profissional de qualquer estudante.

Proporcionar situações desafiadoras, agradáveis e significativas em sala de aula, motivar o aluno para o aprendizado da Matemática e aprimorar a didática usada durante as aulas, proporcionam qualidade na arte de ensinar e melhoram a receptividade por parte dos estudantes.

Souza

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas