A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO

1267 palavras 6 páginas
A importância da Matemática na Administração

Resumo
Decidir: foco primordial de um administrador. Faz-se necessário mais do que puramente racionalidade no processo desse exercício. É preciso certa sensibilidade para perceber o momento certo e o modo como atuar. Decidir não pode constituir mero palpite. Exige conhecimento e mensuração. Como essas características, tão visíveis na matemática, podem auxiliar um administrador em sua prática? É o que vamos ler a seguir.
Introdução
Crescemos estudando e ouvindo dizer que a matemática é uma ciência puramente exata. Mas cabem aqui algumas perguntas: se ela é tão exata, porque existem vários caminhos para atingir-se um mesmo resultado? Por que uma mesmo técnica pode ser empregada em várias áreas diferentes? Por que, nesse exemplo é desse jeito e naquele é de outro? As respostas são bastante simples; a matemática, enquanto ciência apresenta ferramentas exatas para resolver problemas de um mundo real, quase nunca tão exato assim.
Ao contrário do que muitos pensam a primeira ideia de função não surgiu de conceitos matemáticos, mas de observações de fatos que ocorrem na natureza. Só muito mais tarde se conceituou a função de forma matemática. E hoje existe uma tendência muito grande de encarar as Ciências, ditas Humanas, e entre elas a Economia, com técnicas quantitativas. A observação, frequente entre estudiosos de Ciências Naturais, deu motivo, muitas vezes, à enunciação de leis, que estabeleceram relações entre certas causas e seus efeitos. Essas relações são expressas frequentemente por fórmulas, equações ou mesmo funções.
Pode-se perceber então, que matemática é meio e não fim, nas principais ciências.
E com a administração não é diferente. Escolher o instrumento errado ou decidir no momento inoportuno pode ser fatal, tanto na administração quanto em qualquer outra ciência.
Não se espera de um administrador que ele seja um matemático, porém, conforme afirma Leithold (1988), “para uma completa compreensão

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas