A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MODERNA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO.

4436 palavras 18 páginas
A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MODERNA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO.
Marcelo Valente
RESUMO
Os efeitos da manutenção centrada na confiabilidade estão cada vez mais sendo perceptíveis no planejamento das empresas, a globalização do mercado e a concorrência exigem, cada vez mais, que produtos e serviços sejam disponibilizados ao consumo com um custo cada vez menor. Este trabalho apresenta o entendimento do autor baseado em pesquisas bibliográficas em literaturas disponíveis nos diversos meios de comunicação. A importância dos tipos de manutenção e a forma de aplicação de cada uma delas nas indústrias modernas foi o alvo do estudo.
Palavras-chaves: Manutenção Corretiva. Manutenção Preventiva. Manutenção Preditiva. Manutenção Produtiva Total. Manutenção Centrada na Confiabilidade.
Introdução
Atualmente as indústrias tem sentido cada vez mais os efeitos da necessidade em manter um programa de manutenção centrada na confiabilidade (MCC), para tornar-se ou manter-se competitiva frente ao mercado, onde as agilidades e disponibilidades dos processos são cada vez mais exigidas.
A globalização exigiu uma grande quebra de paradigmas, quando o assunto tratado é a manutenção.
Segundo Pereira (2011), a MCC é uma metodologia utilizada para assegura que quaisquer componentes de um ativo ou um sistema operacional mantenham suas funções, sua condição de uso com segurança, qualidade, economia e ainda que seu desempenho não degrade o meio ambiente.
O termo manutenção tem sua origem no latim (manus + tenere), e seu significado são definidos como o ato ou efeito de manter.
No dicionário Aurélio (2004), manutenção é o ato ou efeito de manter as medidas necessárias para a conservação ou para o funcionamento de algo.
Manutenção, também pode ser definida como a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um equipamento ou instalação em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida (NBR5462/1994

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas