A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

11866 palavras 48 páginas
1.0 INTRODUÇÃO

A criança corre, pula, canta, brinca e faz tudo o que lhe dá prazer. A todo o momento ela vivencia a ludicidade, seja na rua, em casa ou na escola, e pensar em ludicidade não é apenas pensar em brincadeiras, jogos, músicas etc., é também pensar no prazer que a criança sente ao desenvolver estas atividades. De nada adianta oferecer a criança uma infinidade de atividades sem que estas não tragam consigo algo de significante e aproveitável.

As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social da criança, e para a sua atuação cooperativa na sociedade. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quando está praticando alguma atividade lúdica. Estas atividades devem ser trabalhadas de modo que venham ser agradáveis para as crianças e que ao mesmo tempo cumpram com os objetivos propostos.
Independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem, apesar de a história de antigas civilizações mostrar o contrário, fazendo o brincar se transformar em pecado.
A ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos. O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona idéias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento

Relacionados