A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA

1307 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA - http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-leitura-para-a-construcao-do-conhecimento-na-sociedade-comtemporanea-3767615.html-acessado 22/02/2013 – 12:13
INTRODUÇÃO
Sabe-se que a leitura é um dos mais importantes fatores no processo de desenvolvimento intelectual, e que através dela o individuo contribui para seu enriquecimento pessoal como também para sua própria compreensão do mundo, visto que o crescimento econômico e social de uma nação depende em grande parte do grau de instrução de seu povo. Ler é ampliar a percepção, é ser motivado à observação de fatos que antes passavam despercebidos, enfim ler bons livros é capacitar-se para ler a vida.
A leitura é essencial, indispensável. Não existe vida fechada, e a vida aberta é a vida daquele que enxerga, mas não enxergar no sentido de apenas estar vendo cores, o ambiente, mas enxergar sabendo o que está enxergando, conhecendo o que se vê, não sendo analfabeto funcional, mas lendo, fazendo a leitura de mundo, fazendo a leitura de vida.
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a "leitura do mundo do pequeno", mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da "palavra mundo".
No que se refere à alfabetização, segundo Freire, não basta ensinar apenas os códigos de leitura e escrita, mas também relacionar os estudantes capazes de compreender o significado dessa aprendizagem, para usá-la no dia a dia de forma a atender as exigências da própria sociedade. Em outras palavras, segundo ele mesmo, promover o Letramento. A importância da leitura para a construção do conhecimento Antigamente a leitura era considerada simplesmente um meio de receber uma mensagem importante. Hoje em dia, porém a pesquisa definiu o ato de ler como um processo mental

Relacionados