A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

4269 palavras 18 páginas
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO
Aline Laura Andreolla1
Eliane kielbowicz2
Mylena Laressa Lucini3
Resumo
O presente trabalho busca analisar como é realizada a leitura diária em salas de aula de turmas em processo de alfabetização, pois o hábito da leitura deve ser cultivado desde o nascimento da criança, sendo esse aprimorado na escola. O papel do professor é estimulá-lo, fazendo com que a criança progrida dentro dos processos de seu desenvolvimento a fim de possibilitar-lhe condições básicas para a sua independência. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa na escola do município de Severiano de Almeida com professoras da Educação Infantil que estão atuando em sala de aula, além de pesquisas bibliográficas. Pôde-se diagnosticar/perceber, que a leitura ocupa uma importante parte no processo de alfabetização e letramento, bastando que o professor utilize ferramentas propícias para tal desenvoltura.
Palavras-chave: Leitura. Educação Infantil. Alfabetização. Letramento.

1 Introdução
A leitura diária é uma ferramenta muito importante no processo de alfabetização e letramento, mas nem todas as instituições de ensino percebem tal importância. Porém é importante que o professor estimule essa prática para que o educando desenvolva um bom processo de alfabetização e letramento, valorizando a leitura, não como uma obrigação ou algo ruim, mas como entretenimento e lazer.
Para isso fica a cargo do professor despertar na criança o gosto pela leitura, fazendo com que esta sinta emoções, medos, tristezas, alegrias, pois isso não deixa de ser um estímulo para buscar querer sempre mais, incentivando as crianças de hoje a serem os leitores de amanhã. Desse modo, o docente deve buscar diferentes tipos de materiais, encaixando-os no perfil de seus alunos. Esse processo auxilia no procedimento e desenvolvimento da alfabetização e do letramento. O educador deve promover a compreensão e a produção de novos conhecimentos,

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas