A IMPORTÂNCIA DA INFORMATICA NA CONTABILIDADE EMPRESARIAL

769 palavras 4 páginas
pequenas empresas.
1.4 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO.
Este trabalho delimita-se a descrever as micro e pequenas empresas, principalmente as do setor de comércio varejista, suas definições, aspectos contábeis e fiscais, mostrar as vantagens da utilização da contabilidade nesse tipo de empresa, principalmente a contabilidade gerencial.
1.5 RELEVÂNCIA DO ESTUDO
A importância deste estudo é a de mostrar os benefícios alcançados com a utilização da contabilidade gerencial pelas microempresas e empresas de pequeno porte. A função da contabilidade, que é a de fornecer informações que ajudarão os gestores na administração de uma empresa, é desconhecida pela maioria dos pequenos empresários que tomam suas decisões baseados apenas na experiência que acreditam ter. As maiorias dos contadores, por sua vez, apenas se dedicam a cumprir obrigações fiscais, e deixam de assessorar seus clientes no que diz respeito a principal finalidade da contabilidade. A contabilidade gerencial pode e deve ser utilizada pelas pequenas empresas, tornando-se uma ferramenta indispensável na tomada de decisão.
1.6 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Este trabalho identifica as micros e pequenas empresas e a contabilidade como ferramenta indispensável a qualquer negócio, independente do porte. Identifica também, a importância da contabilidade gerencial aplicada às micro e pequenas empresas e os benefícios de sua utilização.
No capítulo 1, são apresentados a introdução, os objetivos e a delimitação do estudo.
O capítulo 2 apresenta a revisão de literatura, onde são mostradas as definições de empresa, microempresa e empresa pequeno porte, o conceito de contabilidade e de contabilidade gerencial. Apresenta também modelo Simplificado de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício e Demonstração de Fluxo de Caixa para as microempresas e empresas de pequeno porte do setor de comércio varejista, através dos quais se torna possível a elaboração de índices econômicos e financeiros.
O capítulo 3

Relacionados