A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO?

1779 palavras 8 páginas
A Educação deve acompanhar mudanças que a a sociedade exige como contribuição para formação de um novo sujeito .O conhecimento é um diálogo, é uma expressão de liberdade , consciência de uma leitura crítica da realidade. A proposta deste é apresentar a atual formação de professores e sua prática pedagógica temas e enfoques a respeito da pesquisa sobre formação de professores, pretendemos aqui apresentar uma síntese geral dessa pesquisa .
Primeiramente, procura-se discutir o conceito de formação no campo educacional. Em seguida uma articulação entre teoria e prática. Muito se tem discutido em relação a formação de professores, isto pode pressupor caminhar em duas direções diferenciadas e complementares que diz respeito ao professor como aluno , e ao professor como docente . Ao fazer uma revisão da leitura sobre a formação de professores ,seja em artigos publicados em revistas especializadas ,seja em obras recomendadas, a questão da formação continuada tem sido enfatizada com maior preocupação no que diz respeito a discussões e investigação sobre a formação de professores reflexivos ,de professores autônomos e de pesquisadores .
Mas o que entendemos por formação? Que conceitos podem construir e desconstruir a respeito deste tema.
De acordo com o dicionário apalavra “formação” tem sentido de formar, construir, que por sua vez está em processo de interação e de transformação de conhecimentos . De certo que a formação não se dá por mera acumulação de conhecimentos, mas constitui uma conquista com muitas ajudas: dos livros , mestres, das aulas ,das conversas entre professores dentre outros . Mas essa formação de professores, vem sido discutida desde o ano de 1684 embora a questão da formação exigiu de fato uma resposta institucional apenas no século XIX, quando após a revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. É dai que deriva o processo de criação de Escolas Normais como instituições encarregadas de preparar

Relacionados