A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA PARTICIPAÇÃO ESCOLAR DOS FILHOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EVITAR A EVASÃO ESCOLAR.

2865 palavras 12 páginas
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA PARTICIPAÇÃO ESCOLAR DOS FILHOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EVITAR A EVASÃO ESCOLAR.

Palavras-chave: Família, Escola, Evasão Escolar.

Zilda Leal Perdigão1 Aline Rocha Alves dos Santos 2
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
A evasão escolar é um fator de desagregação social que pode prejudicar o indivíduo no desenvolvimento intelectual e sua autonomia financeira, visto que uma das finalidades da educação é fornecer ao indivíduo um grau de instrução exigido pelo mercado de trabalho.
Percebe-se que a educação ė um processo gradativo que leva o educando ao alcance de uma profissionalização, porém demanda políticas públicas compromissadas com o desenvolvimento social dos mesmos, e para um melhor percentual de Índice de Desenvolvimento Humano na cidade de Manaus e consequentemente para o Estado do Amazonas e Brasil.
Pesquisa sobre o assunto demonstra que cresce o número de jovens que deixam a escola.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2011, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que a quantidade de adolescentes de 15 a 17 anos longe dos bancos escolares aumentou. Em 2009, 1.479.000 de brasileiros nessa faixa etária não estudavam. Eles representavam 14,8% dessa população. No ano passado, o número de excluídos subiu para 1.722.000 (16,3% dos 10,5 milhões de jovens). (Fonte: PNAD 2011/IBGE)
Se jovens deixam de frequentar a escola, está evidente que gera problema de questão social, a qual pode trazer futuras consequências, não só para os jovens, mas para toda sociedade, uma vez que esses jovens fora da escola estarão mais vulneráveis a tornarem-se marginalizados, ou seja, sem qualificação profissional, quando não inseridos no mercado informal, poderão desviar-se para delinquências como, por exemplo: álcool, drogas etc.

2 A FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS FILHOS. É dever da família, da sociedade, do poder

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas