A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

1032 palavras 5 páginas
AUTORES:
Ana Muyumi Hayashi
Naara Lilian Santiago Porfirio
Leda Rodrigues de Assis Favetta

As autoras abordam em seu artigo que é de fundamental importância os alunos adquirirem conhecimentos através dos experimentos científicos, pois estes ampliam seus aprendizados. E, se tratando de ampliar conhecimentos, podemos afirmar que as crianças das séries iniciais assimilam melhor através das aulas práticas, pois toda criança ao chegar ao ambiente escolar já traz em sua bagagem algum conhecimento prévio de inúmeros assuntos e para isso o educador deverá detectar o que seus alunos já sabem sobre o assunto que irá abordar. Assim o educador parte para um ensino com qualidade, formando seres pensantes e questionadores, capazes de interagirem positivamente nessa sociedade complexa e exigente que presenciamos.
A aula prática das autoras trata-se de um terrário onde foram utilizados, vasos, galhos secos, terra, insetos, plantas e algumas pedrinhas. Podemos verificar que para estimularmos nossos alunos aos experimentos não há necessidade de um laboratório sofisticado na escola, mas que o principal é o educador aspirar inserir em seus alunos o conhecimento através das práticas científicas questionando os pequeninos para que estes, exponham suas ideias, desse modo adquiram novos conceitos e reelaborem os já adquiridos, porque quando aprendemos fazendo aprendemos melhor.
Não concordamos com as autoras apenas quando estas afirmam que nem sempre é possível ao professor executar aulas práticas em sala de aula. Nesse ponto podemos afirmar que para o profissional que faz a diferença, não haver laboratório no estabelecimento de ensino, o induz a busca de alternativas para o crescimento cognitivo de seus alunos. Porque hoje a educação necessita de um mediador, professor comprometido com o ensino aquele que incentiva seus alunos expandirem seus conhecimentos, segundo a realidade da escola e dos alunos na identificação dos problemas vivenciados por eles e então a partir desse

Relacionados

  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas