A IMPORTÂNCIA DA ECONOMETRIA NA ECONOMIA

1611 palavras 7 páginas
O economista deve estar preparado para fazer analises e projeções sobre a comercialização de produtos e serviços em geral, desta maneira ele deve se valer de todas as ferramentas até então existentes, para fazer o melhor estudo possível, visando acertar em seu parecer, que com certeza servirá de base para a tomada de importante decisões.
Neste sentido, é que surge a importância de econometria para a formação do economista, pois esta disciplina que se define em um conjunto de ferramentas estatísticas com o objetivo de entender a relação entre variáveis econômicas através da aplicação de um modelo matemático, é super útil, diria até indispensável, e vem para ajudar o economista à quantificar em números, o quanto de variação ocorrerá em variáveis que mantenham relação, como por exemplo o quanto afetará nas vendas em relação ao aumento dos preços.
Desta forma um economista nunca estaria totalmente formado, e jamais faria boas analises e projeções, se desprezasse de seu estudo por falta de conhecimento as excelente ferramentas disponibilizadas pela econometria, que fornecem ao profissional um grande embasamento e uma grande segurança para a formação de suas conclusões.

Econometria nada mais é do que uma mistura entre teoria econômica, estatística e matemática. Com o avançar dos anos e com o constante aperfeiçoamento da tecnologia, tem ficado cada vez mais fácil estudar e aplicar a Econometria. Hoje podemos recorrer a ferramentas como por exemplo o Excel para nos auxiliar em uma análise.
A Econometria nos permite analisar ou experimentar as formulas econômicas quantitativas, oferecendo estimativas que podem ser usadas na tomada de decisões, uma vez que nos permite estimar valores futuros, ou seja, explicar ou prever comportamentos já observados ou não.
Em suma, estudar econometria é fundamental, pois nos permite analisar com precisão e obter dados mais detalhados através do uso de funções, sejam elas com ou sem o uso de softwares.
A Econometria é nada mais do

Relacionados