A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA E SEUS COMPONENTES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR.

1722 palavras 7 páginas
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA E SEUS COMPONENTES NA FORMAÇÃO DO
EDUCADOR.
* RAFAEL RAMOS DA SILVA rafafoa@gmail.com INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
– IFMA
No processo ensino-aprendizagem o professor precisa ficar atento à sua metodologia no ensinar. A técnica em transmitir conhecimento depende de como o professor encara a didática. Celso Antunes (1937) define a Didática como sendo:
“Etimologicamente refere-se à parte da Pedagogia que cuida das questões relativas ao ensino. O termo é mais utilizado como o conjunto de atividades escolares que tem em vista a transmissão de conteúdos. Parte da Pedagogia voltada para o ensino e seus métodos. Direção e arte da aprendizagem. Tudo que diz respeito ou tem por fim o ensino.”

A didática trata-se de saber manejar os conteúdos e transmiti-los aos alunos instigando-os ao conhecimento. Creio que em didática desenvolver a práxis educacional é muito importante, pois a práxis, ou razão prática, faz com que o ser crie seu objeto de estudo, sua verdade. Se o professor não fizer com que o aluno se interesse por estudar, induz este a aceitar uma verdade que ele não conhece, uma realidade que não é sua e não o interessa.
A didática é importante para a educação, pois faz com que o professor se transforme em educador, onde transmitirá o conhecimento de maneira eficaz, tendo credibilidade em sua profissão. Existem muitas abordagens possíveis para propiciar o ato educativo. Na intenção de transmitir informações e transformá-las em conhecimento, um professor pode optar por diversas maneiras de comunicação com seus alunos. A pedagogia é a normatização das ações e dos instrumentos didáticos que devem ser utilizados para qualquer nível de educação.
A definição do conceito de didática passa pelo entendimento de dois outros componentes do ato educativo. O primeiro é a idéia de educação, que é uma situação temporal e espacial determinada em que ocorre a relação ensino-aprendizagem, seja

Relacionados