A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA

305 palavras 2 páginas
IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA

Segundo Lunelli,

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. (Lunelli, 2010)
A Controladoria como parte interna da empresa, visa o apoio às decisões gerenciais baseadas em dados contábeis que dê direcionamento ao gestor. Para que a empresa se mantenha competitiva no mercado, ela necessita minimizar custos e maximizar resultados, para tal, é necessário um órgão que se preocupe em controlar dá estratégias à empresa para alcançar lucros.
Podemos ainda definir a Controladoria segundo Brandt como:
Um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores responsáveis pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil. (Brandt, 2007)
A Controladoria pode ser definida também de acordo com Figueiredo e Caggiano "como aquela que zela pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global." Baseando assim, a Controladoria contábil pode ser aquela que se apropria de dados contábeis para junto a Contabilidade Gerencial oferecer aos gestores controle e gestão ao seu patrimônio financeiro. Pois como relara Sá, “Uma empresa, tenha que dimensão tiver, dependerá sempre da qualidade dos seres humanos e meios materiais de que dispõe para conseguira prosperidade, esta que é a meta fundamental e natural dos empreendimentos humanos”.
O ser humano ao longo de sua história, sempre se preocupou em controlar o seu patrimônio, mesmo ultimando métodos simples, houve sempre o pensamento de Controladoria

Relacionados