A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PA A GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA

3492 palavras 14 páginas
SUMÁRIO
1.
1 INTRODUÇÃO 3 2. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE ÓRGAOS PÚBLICOS 4

1 INTRODUÇÃO
O assunto a ser desenvolvido explanará a atua das diversas área onde a contabilidade está presente e a sua importância em cada uma delas. Mostrará os métodos e legislação que abordam a aplicabilidade da matéria. Iremos analisar e aprofundar os conhecimentos contábeis aplicados no agronegócio e na setor público, principalmente na legalidade do orçamento de empresas governamentais.

2. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE ÓRGAOS PÚBLICOS
A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor público. Seu objetivo é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do esfera público, dando apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.
Além de padronizar os conceitos, as regras e os procedimentos relativos às demonstrações contábeis do setor público a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, permitindo a evidenciação e a consolidação das contas públicas em nível nacional.
Com isso as demonstrações contábeis têm um papel fundamental, por representarem as principais saídas de informações geradas pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovendo transparência dos resultados orçamentário, financeiro, econômico e patrimonial do setor público.
A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1.964, institui normas de direito financeiro para a aplicação e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos

Relacionados