A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO MUNDO ATUAL

343 palavras 2 páginas
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO MUNDO ATUAL

A contabilidade atual já não é mais a mesma de décadas atrás. Sofreu mudanças no conceito e na prática de quem a usa. Deixou de ser apenas um instrumento de escrituração fiscal e histórico para contentar as exigências do Estado e passou a ser considerada uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisões e por isso é considerada imprescindível aos profissionais de administração, pois a estratégia e o planejamento envolvem toda a organização, em seus diversos níveis.
Considerada uma das ciências mais antigas, a Contabilidade não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, mas pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio.
A Ciência Contábil é importante para a sociedade como um todo. Hoje, além da mensuração do patrimônio e das escritas fiscais, a Contabilidade é reconhecida como a principal ferramenta para transformação de fatos do dia a dia das empresas, em informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões para o desenvolvimento das entidades.
As novas tecnologias da informação influenciaram muito o entendimento e a eficiência que a contabilidade atingiu nos dias atuais. O Contador passou a ser reconhecido como um profissional imprescindível e absoluto no controle das informações que auxiliam a tomada de decisões. Consultores tributários da área societária, auditores e analistas financeiros entre outros, são profissionais da contabilidade considerados como indispensáveis por grandes empresas que integram o mercado financeiro.
A Contabilidade deve ser notada como poderoso instrumento administrativo, capaz de controlar efetivamente todo o patrimônio da empresa e de fazer a diferença no mercado, hoje tão

Relacionados

  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas