A importância da CIPA no SMURB

2061 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CURSO DE CAPACITAÇÃO
GESTÃO INTEGRADA EM HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DA CIPA NO SERVIÇO MEDICO UNIVERSITÁRIO RUBENS BRASIL- SMURB

ELIANA GOMES DE OLIVEIRA

Salvador
2009

ELIANA GOMES DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA CIPA NO SERVIÇO MEDICO UNIVERSITÁRIO RUBENS BRASIL- SMURB

Trabalho apresentado na conclusão do Curso de Gestão Integrada em Higiene, Segurança e Saúde promovidos pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, Coordenação de Desenvolvimento Humano da Universidade Federal da Bahia.

Salvador 2009
RESUMO

Por entender a importância da Saúde do trabalhador e da prevenção de acidentes no ambiente laboral, buscamos através deste trabalho, identificar as causas que dificultam a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, no Serviço Médico Universitário Rubens Brasil – SMURB. Foram aplicados questionários onde comparamos a CIPA- SMURB com a CIPA- Complexo HUPES, unidade em que a mesma atua com eficácia. Componentes da Comissão das duas unidades participaram, e assim a partir da analise das respostas tivemos a possibilidade de conhecer as dificuldades existentes, e propor ações para que a CIPA-SMURB, atue de maneira satisfatória, visando sempre a Saúde e Segurança do servidor.

1- INTRODUÇÃO

A CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como missão conscientizar os trabalhadores de uma empresa sobre os riscos de acidentes no ambiente laboral.
A NR 5 do Ministério do Trabalho e Emprego diz:

“É de direito dos trabalhadores, de acordo com o Decreto-Lei nº 7.036, art.82, cujo número seja superior a 100, contar com Comissão Interna (representantes dos empregados) a fim de desenvolver ações educativas e preventivas de redução de riscos de acidentes”.

Relacionados

  • RELAT RIO CPA 2009
    31925 palavras | 128 páginas