A IMPORTÂNCIA DA APTIDÃO FÍSICA NA SAÚDE

1177 palavras 5 páginas
A IMPORTÂNCIA DA APTIDÃO FÍSICA NA SAÚDE

INTRODUÇÃO
A adolescência é um período da vida permeado por profundas mudanças biopsicossociais, compreendendo a faixa etária entre 10 e 19 anos de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Para o organismo que se encontra em processo de crescimento e desenvolvimento, é importante que a realização de atividades físicas se dê de forma sistemática e metodologicamente organizada, dirigida a cada grupo etário. É importante a diferenciação entre idade biológica e idade cronológica no planejamento de um programa de atividade física para uma população de adolescentes.
O início do crescimento e desenvolvimento biológico durante a adolescência é representada pelo aparecimento da puberdade, que geralmente é definida como a transformação física de uma criança em um adulto.
Embora tenha vindo a ser descrito o papel potencialmente importante das atividades não formais como a caminhada, os programas de atividade física podem proporcionar para a população jovem, a oportunidade de alargar as suas relações sociais, estimulando novas amizades bem como o adquirir papéis positivos e novos numa fase nova da sua vida.
Assim, o conhecimento da aptidão física e aptidão motora de crianças e adolescentes é de fundamental importância para a geração de conhecimento atualizado e especifico a essa determinada população, uma vez que os benefícios oriundos de níveis satisfatórios de aptidão física e aptidão motora na infância e na adolescência repercutirão por toda a vida do indivíduo.
Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a aptidão física relacionada à saúde e aptidão motora em crianças e adolescentes. DEFINIÇÕES
As atividades físicas e esportivas são consideradas importantes meios de promoção da saúde, do desenvolvimento da personalidade dos indivíduos e da oportunidade de ascensão e integração social.
A hipocinesia humana vem sendo mantida ou agravada pela atual “era

Relacionados

  • OIDA Yoshi O Ator Invisivel
    58826 palavras | 236 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas