A IMPORTÂNCIA DA ADVOCACIA PREVENTIVA NA GESTÃO EMPRESARIAL

523 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ADVOCACIA PREVENTIVA NA GESTÃO EMPRESARIAL
A busca pelos serviços advocatícios, culturalmente, para determinadas empresas, principalmente no Brasil, se resume ao contencioso processual e a ocorrência de violação de direitos. Contudo, esta visão precisa mudar e os benefícios são incontáveis.
No momento, o Brasil está passando por um período de incerteza econômica que conduz a uma reflexão acerca de cada detalhe ligado ao ambiente empresarial, que acarreta uma busca incansável por um modelo corporativo forte o suficiente para suportar os efeitos da atual crise financeira mundial. Nessa condição, um setor da estrutura das empresas está em destaque: o departamento jurídico.
O papel do departamento jurídico das empresas, principalmente neste momento da história, tornou-se extremamente relevante na garantia da longevidade das organizações, mantendo uma flexível adaptação às diversas e inesperadas circunstâncias que inevitavelmente irão advir até que se verifique um quadro global de estabilidade, atuando, desta forma, no que pode ser chamado de “segurança empresarial”.
Contudo, há um grande impasse na construção da ideia da essencialidade do Jurídico “in company”, pois bons administradores ainda enxergam no Setor Jurídico uma barreira à realização de bons negócios e muitas vezes, avaliam superficialmente, entendendo que a vantagem do negócio supera suas adversidades. No entanto, a atividade empresarial de hoje cria inúmeros riscos que precisam ser administrados para evitar danos, muitas vezes, irreversíveis à imagem e ao posicionamento da empresa no mercado.
Deve-se ressaltar que a prioridade na finalização de um negócio, em contraponto a outras alternativas, mesmo que mais vantajosas do ponto de vista financeiro, é a segurança jurídica. Isto porque, sendo definitivos os danos advindos deste “bom negócio”, por exemplo, causando à mácula da imagem da empresa no mercado, quais seriam suas vantagens porvir?
Desta forma, notória é a distância entre

Relacionados