A importâcia do brincar na educação infantii

438 palavras 2 páginas
A importância do Brincar na Educação Infantil
O brincar está presente em diferentes tempos e lugares e de acordo com o contexto histórico e social que a criança está inserida. A brincadeira é recriada com o seu poder de imaginação e criação.
As brincadeiras de outros tempos estão presentes nas vidas das crianças, co diferentes formas de brinca, porque hoje, nós temos diferentes espaços geográficos e culturais.
O brincar é natural na vida das crianças das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo e prazeroso.
O brincar não significa apenas recrear, é muito mais caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação e ainda propiciando á criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como a afetividade, motricidade,inteligência, sociabilidade e criatividade.
Vigotsky afirma que é na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência.
Dessa forma , é na brincadeira que se pode propor á criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções e resolver problemas. Brincando as crianças podem desenvolver sua imaginação, alem de criar e respeitar regras de organização e convivência, que serão no futuro utilizadas para compreensão da realidade,. A brincadeira permite também o desenvolvimento do autoconhecimento propiciando o desenvolvimento físico-motor, o raciocínio e a inteligência.

Exemplos de brincadeiras:
MÃE DA RUA

Faixa etária : 3 ANOS
OBJETIVO: ESTIMULAR A ATENÇÃO, EQUILIBRIO, COORDENAÇÃO MOTORA E AGILIDADE
Como brincar
Escolha um dos participantes para ser a mãe da rua.

Relacionados