A IMPORTANCIA E O PAPEL DO ENFERMEIRO NA CRECHE

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 11 de abril de 2015



A IMPORTANCIA E O PAPEL DO ENFERMEIRO NA CRECHE
O enfermeiro ao realizar as suas ações na creche, é importante que ele trabalhe em equipa, abrangendo diferentes áreas do conhecimento (equipa multiprofissional), visando a saúde da criança.
Para contribuir com a formação/educação continuada é necessário um conjunto de práticas educacionais planejadas no sentido de promover oportunidades deconstrução de conhecimentos, com a finalidade de proporcionar uma acção com vista a uma melhor qualidade de vida da criança e um desenvolvimento adequado.
Assim é necessário uma maior integração do trabalho de enfermagem com os educadores, a saúde infantil deve ser compreendida como um conjunto de ações que devem envolver tanto profissionais de saúde como os educadores.

Ao abordar o aspectoreferente às funções que precisam ser desempenhadas pelos cuidadores nas creches, é necessário considerar que a criança passa por um processo de crescimento e desenvolvimento.

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
A infância é um período de grandes modificações físicas e psicológicas e estas devem ser acompanhadas periodicamente. O contato com os serviços de saúde nos primeiros anos de vida para a avaliaçãodo crescimento e desenvolvimento possibilita a promoção e a manutenção da saúde de modo a intervir sobre os fatores capazes de comprometê-la.
Quanto ao crescimento e desenvolvimento da criança, a prevenção, e os cuidados com uma alimentação adequada , são a base num desenvolvimento promissor da criança proporcionando uma criança saudável e garantindo uma adolescência também ela saudável. Oacompanhamento completo do processo de desenvolvimento da criança é fundamental , uma vez que é por meio dele que temos condições de detetar precocemente alterações nas áreas do crescimento, da estatura, da nutrição e do desenvolvimento da criança, tendo como objetivo principal a promoção e prevenção da saúde infantil, para futuramente termos uma população adulta saudável.
Assim, a detecção precoce dealguma alteração é essencial para o seu tratamento, podendo prevenir uma série de problemas. O crescimento pode ser caracterizado pelo aumento do tamanho corporal, referenciados pelos seguintes parâmetros: peso, estatura, perímetro cefálico, dentição, alterações nas fontanelas. Já o desenvolvimento envolve aspectos de aprendizagem, psicossociais e habilidades motoras.
De acordo com Figueiredo eMelo (2003) a avaliação no processo de crescimento e desenvolvimento é um indicador positivo de saúde, dentro de uma perspectiva integrativa, ou seja, a criança vista como um ser humano em desenvolvimento.
O enfermeiro como educador em saúde compartilha com a criança e a família informações e conhecimentos quanto a avaliação de enfermagem da situação da criança; reforça aspetos adequados aosdesenvolvimento da criança, dos familiares; discute propondo alternativas àquelas que julga inadequadas.
Apresentar informações sobre o crescimento e desenvolvimento e necessidades infantis, bem como informações que favorecem o crescimento e desenvolvimento da criança. As orientações abrangem características desde, alimentação (quantidade, qualidade e hábitos), higiene, sono, brincadeiras e estimulação,formas de comunicação e relacionamento com a criança.(CARABOLANTE E FERRIANE, 2003).
A creche é uma instituição criada para oferecer ótimas condições e deve estar atenta para prevenir e intervir em qualquer situação que traga consequências desfavoráveis à saúde das crianças. Neste aspecto, a exposição a vírus e bactérias é uma realidade, havendo necessidade de cuidados preventivos tais como:lavagem das mãos antes das refeições, lavagem dos alimentos, e a higiene oral.
Em relação a essa nova perspectiva a prática do cuidar e os objetivos educacionais devem estar integrados como afirma o estudo da Unesco (2002) na
qual a “Educação e o cuidado são conceitos inseparáveis, e que devem ser necessariamente levados em consideração na educação pré-escolar, devido a sua importância para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o papel do enfermeiro na visitadomicilaiaria e sua importancia no programa saude da familia
  • papel do enfermeiro
  • O papel do enfermeiro
  • Papel do enfermeiro ...
  • O papel do enfermeiro
  • Papel do enfermeiro
  • Papel do enfermeiro
  • papel do enfermeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!