A IMPORTANCIA DOS CONTOS DE FADAS

381 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA ROTINA ESCOLAR

Cabe a escola realizar um trabalho voltado para a construção das atitudes das crianças.
Acredita-se que através de um trabalho feito com histórias infantis na rotina do planejamento ajuda as crianças resolverem situações encontradas.
O uso do gênero conto de fadas, ajuda o desenvolvimento dos valores morais das crianças pequenas, facilita compreensão das características humanas e a convivência social.
Os contos de fada influenciam no processo de desenvolvimento das crianças favorecendo o resgate de valores como o respeito ao ser humano.
É preciso que a criança se envolva na história, se identifique com o personagem. Para isso é fundamental que o educador selecione temas que oportunizem uma discursão moral na sala de aula.
È importante que o professor valorize todas as opiniões e idéias de seus alunos, tendo em mente que não há respostas curtas ou erradas quando se trata de um dilema moral.
É fundamental que o educador crie condições para as crianças progredirem na construção do raciocínio moral, da coordenação dos diferentes pontos de vista e do pensamento lógico usando a leitura infantil para desencadear discursões nas quais a criança poderá rever suas opiniões e suas perspectivas.
A literatura infantil pode ser decisiva para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo a sua volta. Lidar com o feio, o bonito, bem e o mal, o poder, o fraco e o forte, etc, facilita a compreensão da criança a cerca de valores básicos da conduta humana ou convívio social.
Valores de amizade e honestidade são passados através dos contos de fada.
Considero importante o uso de contos de fadas para o desenvolvimento da criança. É uma forma de passar valores morais as crianças. É mais fácil para a criança entender esses valores quando se conta uma história onde mistura personagens mágicos, animais e pessoas com sentimentos bons ou maus. É uma forma da criança aprender a conviver com sentimentos e sensações

Relacionados