A IMPORTANCIA dos calculos e das informaçãoes contambeis para empresas

793 palavras 4 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTABILIDADE
A contabilidade é uma das ciências empresarias, junto a com outras como administração, economia, marketing e direito, se encarrega da gestão das empresas contribuindo pra seu desempenho financeiro, atendendo todas as empresas, cooperativas, associações, organizações governamentais ou não governamentais, pessoas físicas ou jurídicas.
A contabilidade proverá informações a seus usuários auxiliando os no âmbito das decisões com abrangência de uma ciência, tanto nas ciências formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as ciências sociais. Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÕNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, ou a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro. O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica.

2.1.1 GESTÃO FINANCEIRA

As finanças podem ser definidas como arte e a ciência de gerenciamento de fundos. [...] As finanças lidam com o processo, as instituições, os mercados e os instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre indivíduos, negócios e governos. GITMAN (2004,p.34)

A gestão financeira trata da administração dos recursos financeiros da empresa, voltado para o financeiro, ou seja, integra todo o trabalho ligado à obtenção, utilização e

Relacionados