A IMPORTANCIA DOS BRINQUEDOS NA UTI NEONATAL PARA OS PAIS

715 palavras 3 páginas
FACULDADE ANHANGUERA TAUBATÉ
ESPECIALIZAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

ANA CAROLINA VIEIRA RIBEIRO
DIEGO DA SILVA LIMA
MARCELINA MARIAN VICENTE
TIAGO DE FARIA LEITE

ÉTICA APLICADA A ENFERMAGEM
TRABALHO: A IMPORTANCIA DE BRINQUEDOS NA UTI NEONATAL PARA OS PAIS

Prof. MS Sivaldo Almeida

TAUBATÉ
2015

A IMPORTANCIA DOS BRINQUEDOS NA UTI NEONATAL PARA OS PAIS

Incluir a família nos cuidados de enfermagem é essencial para uma assistência humanizada. Pensar a assistência sob a ótica da abordagem centrada na criança e sua família é de suma importância, pois a família adoece simbolicamente quando se depara com a doença do filho.
Em relação aos traumas da hospitalização, sabemos que, durante a internação do filho prematuro numa UTI Neonatal, os pais passam por diferentes fases de enfrentamento. Ao se depararem com a realidade do fato do nascimento de um filho em tempo inesperado, a família fica desestruturada. Seus membros vivem uma situação difícil, ficam constantemente inseguros, tristes e incertos com a sobrevida do filho.
Sobre a utilização de intervenções que ajudem a minimizar os traumas da hospitalização, são conhecidas algumas tais como a promoção do apego, que é feita através de: abertura da UTI Neonatal aos pais; encaminhamento da mãe próxima ao filho; alojamento conjunto para os pais de bebês prematuros; fazer o .ninho.; alta precoce; escutar os pais em entrevistas durante a hospitalização do bebê; grupo de pais; contato programado e interação recíproca; conduzir o bebê prematuro e saudável para a mãe; intervenção domiciliária para pais jovens. Também são preconizadas outras formas de intervenções como: acompanhar os pais na primeira visita; explicar sobre os equipamentos que cercam o bebê; incentivar o contato pele a pele, o toque e a fala; programa de visitas dos avós e irmãos do prematuro.
Além dessas intervenções descritas, existem outras que a equipe de enfermagem pode incluir em sua assistência para melhor atender a criança e

Relacionados