a importancia do professsor planejar suas aulas charges do menino maluquinho

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO







PEDAGOGIA 4





NOME :


LEANDRA ANACLETO






INTRODUÇÃO

Na escola ,em casa ,espaços de lazer podem identificar que as crianças hoje buscam um local para brincar ,podendo assim ,interagir com um espaço voltado para a faixa etária. E sabe-se que o espaçopedagógico adequado para esse processo ação , brincar – aprender e vice versa é chamado brinquedoteca.
Brinquedoteca é um espaço para a criança brincar. Não é preciso acrescentar mais objetos ,é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcrever o visível e permitir a sociedade do fenômeno. Se as relações entre os brinquedistas e as crianças forem corretas, se tiverem a dimensãoque podem e devem ter, resultados serpreendentes irão acontecer.
Nesta analise o brinquedo é um objeto facilitador do desenvolvimento das atividades lúdicas que desperta a curiosidade da criança , exercita a inteligência e permite a imaginação e a invenção . A brinquedoteca surgi como um aliado da escola com a proposta de auxiliar as crianças a formarem seu conceito de mundo, e onde oferecesuporte pedagógico.
E com esse olhar do brincar no processo ensino-aprendizagem que abordamos o tema brinquedoteca expandindo sua importância para o desenvolvimento da criança. Vamos analisar como a brinquedoteca pode ajudar no desenvolvimento da criança e com os objetivos específicos e identificar a importância da brinquedoteca ,averiguar como a brinquedoteca pode ser um suporte pedagógicoanalisando o ambiente de socialização regras e limites e a convivência com o outro.

DESENVOLVIMENTO

O que é uma brinquedoteca?
A brinquedoteca é uma nova instituição que nasceu neste século para garantir a criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar, junto com a aprendizagem, sendo um ambiente alegre, colorido,onde mais importante que os brinquedos é a ludicidade que este proporcionam.
As brinquedotecas brasileiras enfrentaram e ainda enfrentam várias dificuldades para se manterem, falta de profissionais especializados para fazer a mediação entre criança e brinquedos.
Enfrentam ainda dificuldades em ser reconhecidas como uma instituição educacional que visa o desenvolvimento emocional, cultural,social e intelectual da criança. O crescimento do numero de brinquedoteca no ambito escolar que hoje configuram como agentes de mudança do ponto de vista educacional .
Quando a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, suas chances de desenvolvimento tanto intelectual como física aumenta. A criança se sente mais estimulada o que melhora sua auto-estima, pois ao contrario dosadultos as crianças pequenas ainda estão em processo de construção do caráter e conceitos sociais ela aceita facilmente as mudanças, tendo a maior facilidade para conviver com outras crianças e se interagir nas atividades escolares sem preconceitos e distinção que os adultos teriam. A brinquedoteca é para ela um meio de interação integração com os colegas, e facilitador no desenvolvimentointelectual da criança.
Na atualidade existem muitas discuções sobre a ludicidade com ponto de vistas favoráveis ou contrários á pratica do brincar no ambiente escolar . com tudo, apesar de sua pratica restritiva nos espaços ecolares, os educadores de uma forma geral reconhecem a importância da brincadeira do jogo, como elemento essencial na práxis educacional no cumprimento do direito a infância ecom a educação de qualidade . no entanto verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação ou reforço de conteúdos da pratica pedagógica, e desconsidera a autonomia na escolha históricas a experiência cultura de cada educando no brincar .
Em decorrência da valorização do brinquedo e do brincar bem como a sua relevância a educação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância de planejar a aula
  • O menino Maluquinho
  • O menino maluquinho
  • O menino maluquinho
  • menino maluquinho
  • O menino maluquinho
  • O menino maluquinho
  • Menino Maluquinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!