A importancia do professor na formação do aluno leitor

Páginas: 8 (1802 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2012
| INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚCURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA EM LÍNGUA PORTUGUESA |

Adriana da Silva Nascimento

TIANGUÁ
2012

Adriana da Silva Nascimento

A escrita na formação com alunos do ensino fundamental

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura Específica em Língua Portuguesa como requisito parcial para a conclusão da disciplina EstágioSupervisionado II, sob a orientação do Prof. Esp. Francisco de Assis Magalhães Araújo.

TIANGUÁ
2012

SUMÁRIO

PARTE I1 – INTRODUÇÃO ................................................................................................2 – Objetivos da pesquisa ..................................................................................2.1 Objetivo geral..................................................................................................2.2 Objetivos específicos ......................................................................................PARTE II3 – Fundamentação teórica ................................................................................4 – Procedimentos metodológicos ....................................................................4.1Delimitação do universo ..................................................................................4.2 Cronograma ....................................................................................................5 – REFERÊNCIAS ............................................................................................... | 0000000000000000 |

1 INTRODUÇÃO

Visando uma formação cidadã,contemplada por uma participação ativa dos educandos, o referido projeto pretende pesquisar sobre a escrita em seus vários aspectos sociais e como estes vem sendo trabalhado no âmbito escolar. Na perspectiva de mudanças na formação dos educandos e suas relações com o sistema social e cultural. Elaborei este projeto de pesquisa o qual me orientará a conhecer os métodos de trabalho dos professores e comoestes implicarão na formação cidadã dos alunos.
A partir deste, entendi que faz-se necessário identificar as metodologias e os gêneros que os professores utilizam para trabalhar a aquisição da escrita, bem como a concepção que o educador tem a cerca do ato de ler em relação ao aspecto social. È importante averiguar se a prática pedagógica docente é condizente com a proposta delineada no PPP.
Anecessidade de se fazer a discussão dessa temática expressa o verdadeiro dilema que paira sobre os alunos do ensino fundamental II nos requisitos de ensino e aprendizagem da escrita para uma atuação social. Para conhecer como permeia esse processo faz-se necessária a construção de uma abordagem crítico-reflexivo, a qual será sustentada nos pressupostos teóricos dos autores como, Ferreiro eTeberosky (1999), Cagliari (2004), Goldenberg (2005), entre outros.
A problemática que me orientou na elaboração desta proposta de pesquisa, bem como, os objetivos que almejo alcançar com seu desenvolvimento, tem como subsídio obras de autores já mencionados e que estão dispostos na referência bibliográfica.
Através da leitura de algumas obras desses autores, surgiram algumas questões no que se refere aconcepção que o educador tem a respeito do ato de ler e escrever e por que estes são resistentes a uma pedagogia mecanicista, em que desconsidera a “bagagem” de conhecimentos que os alunos trazem para a escola.
A partir desta questão, o desenvolvimento deste projeto norteará as concepções pedagógicas em torno do tema a ser pesquisado e esclarecerá como, na realidade, acontece o processo deensino e aprendizagem da escrita com os alunos do ensino fundamental II.

2 OBJETIVOS DA PESQUISA

2.1 Objetivo geral
* Desenvolver a escrita como um objeto de aprendizagem na formação cidadã.

2.2 Objetivos Específicos
* Analisar o desenvolvimento de habilidades com a escrita.
* Verificar o grau de letramento dos alunos.
* Averiguar as práticas pedagógicas no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A relevância do professor-leitor na formação do aluno-leitor
  • A importância do professor na formação do aluno leitor da educação de jovens e adultos
  • A importância do papel do professor na formação de leitores
  • A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES.
  • A importância da relação professor/aluno na formação profissional de saúde.
  • Literatura e formação do aluno leitor
  • A impôrtancia da leitura na formação do leitor
  • A importância do símbolo na formação de leitores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!