A IMPORTANCIA DO PPP

708 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca fazer uma abordagem sistêmica sobre a importância do PPP - Projeto Político Pedagógico no contexto escolar, bem como as suas atribuições e a sua importância para a organização do espaço e a formação continuada do professor.
O PPP busca orientar e direcionar a escola diante daquilo que ela deseja alcançar ao longo de um determinado período, tornando-se um objeto de extrema importância para a concepção de trabalhos pedagógicos e nortear o processo educativo no ambiente escolar.
Embora este seja considerado por alguns educadores como apenas um documento burocrático, outros tem atribuído ao mesmo o seu devido valor como instrumento de trabalho pedagógico para direcionar os ambientes escolares.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

A construção de um planejamento que tenha em vista a realidade do espaço escolar e viabilize práticas educativas que proporcionem aos professores um direcionamento em um determinado período, é imprescindível para que se faça uma educação qualitativa. O PPP infere esta possibilidade, ou seja, constitui-se como uma proposta de construção coletiva, nas quais são definidas e levadas em contas as finalidades e necessidades dos alunos, professores, funcionários e comunidade escolar. Ao contrário do que se pensa, o PPP não deve ser entendido como um documento pronto e acabado ou que lhes sejam alteradas as datas para que este possa ser reutilizado, considerando que este é um projeto em construção e que com o passar do tempo algumas práticas devem ser revistas e modificadas conforme surgem diferentes necessidades.
Neste ponto, VASCONCELOS (1995) coloca que:
Projeto Pedagógico [...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita re-significar a ação de

Relacionados