A IMPORTANCIA DO PEDAGOGO PARA FESAV

619 palavras 3 páginas
A IMPORTANCIA DO PEDAGOGO
Referência Bibliográfica: LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999.
A importância da Pedagogia como conhecimento científico responsável pela preparação de Pedagogia para lidar com vidas humanas, desenvolve uma postura ética e política comprometida com a melhoria da qualidade de ensino, não apenas nos espaços escolares como também em instituições sociais, formais e não formais. Neste sentido busca maiores conhecimentos dentro de seus princípios educacionais, tendo como perspectiva desenvolver a capacidade de análise, considerando aspectos teóricos práticos da sala de aula e locais para aprendizagem.
Para Libâneo, o Curso de Pedagogia deve formar o pedagogo stricto-sensu, isto é, um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos e atender demandas sócio-educativas de tipo formal e informal, decorrentes de novas realidades sociais. Deve exercer um trabalho específico de atuação pedagógica em um amplo leque de práticas educativas voltadas para o contexto específico da instituição escolar, entendida esta como um centro irradiador de cultura. Quem deseja ser chamado de “educador”, não pode ignorar a importância dos processos educativos extra-escolares, especialmente os comunicacionais, nos quais a Pedagogia esta empenhada (LIBÂNEO, 1999, 30).
Tendo em vista o próprio movimento político educacional do país, os avanços e retrocessos que acompanham a trajetória histórica do Pedagogo no contexto escolar, buscam-se caminhos e respostas junto a especialistas da área quanto a sua identidade e atuação. Inicialmente criticado por sua função fragmentada no interior da escola, passou-se a discutir a validade ou possível extinção de sua função até se chegar, atualmente, à preocupação com sua formação e atuação; é a respeito desta trajetória que se realiza este estudo.
Sabe-se que a sociedade atual demanda um profissional comprometido com os problemas da educação, crítico, com domínio de conteúdo

Relacionados