A importancia do modelo E2S

Páginas: 7 (1519 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
A IMPORTÂNCIA DA ULTILIZAÇÃO DO MODELO E2S NA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, SOB O PONTO DE VISTA DE ÍNDICES DE SOLVENCIA (LIQUIDEZ E COEFICIENTE DE CAPITAL DE GIRO).

Wyldlanne Ribeiro de Araújo

Aluna do curso de MBA em Controladoria e Finanças da
Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro - FTDR
Professor: Wagner Queiroz de Almeida



SINOPSE:
Os indicadores de análise financeira são umaferramenta de grande importância para o Administrador Financeiro, pois com eles o analista poderá verificar como anda o desempenho financeiro da empresa. Existem atualmente diversos tipos de índices para este tipo de análise, este artigo irá nos aprofundar em um modelo sistemático de indicador chamado E2S, desenvolvido pelo Inepad (Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração), maisespecificamente estudaremos (através dos índices de Solvência) a capacidade que a empresa tem de honrar seus compromissos.

INTRODUÇÃO

No mundo dos negócios, onde as empresas estão em constante concorrência e muitas estão a caminho da falência, é necessário ter o conhecimentos adequado para entender qual caminho a empresa está seguindo, se para o sucesso ou para o fracasso.
Os indicadores (que relacionaduas ou mais contas dos demonstrativos financeiros) e índices (valor numérico calculado para um indicador em determinado período de análise) financeiros vieram para ajudar neste entendimento, lembrando sempre que o gestor financeiro deve analisar diversos índices, pois só com um índice não tem como definir se uma empresa vai bem ou não, e compará-los a vários períodos de tempo para saber se aempresa está progredindo ou regredindo.
O modelo E2S (Estratégia, Eficiência e Solvência) é resultado da adaptação e classificação sistemática de indicadores que refletem relações entre contas dos demonstrativos financeiros já há muito conhecidas no mercado. Para a análise da solvência iremos abordar neste artigo a importância deste índice no dia-a-dia do gestor financeiro.

METODOLOGIA

Esteartigo foi desenvolvido através de pesquisa sobre o trabalho de Alberto Borges Matias e o INEPAD na aplicação do modelo E2S, e outras pesquisas na internet e livros sobre os índices de liquidez, onde serão descritos os conceitos nos índices de solvência, sua forma de calcular e sua aplicação, por final e para melhor entendimento será mostrado com exemplos o calculo destes índices através de umBalanço Patrimonial.


1. INDICADORES DE SOLVÊNCIA

Indicadores de solvência avaliam a capacidade da empresa em utilizar de forma adequada seus recursos aplicados para quitar as obrigações com terceiros. A Solvência complementa-se á estratégia e á rentabilidade na avaliação abrangente do desempenho da empresa. Que se torna importante pela percepção dos terceiros em relação á capacidade da empresaem honrar-lhes os compromissos. (Matias, 2009, p.214).

Solvência é o estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo, ou a sua capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo. Portanto, do ponto de vista econômico, uma empresa é solvente quando está em condições de fazer frente a suas obrigações correntes e ainda apresentar umasituação patrimonial e uma expectativa de lucros que garantam sua sobrevivência no futuro em caso de encerramento das atividades.
Muitas empresas hoje em dia estão indo a falência por causa da incapacidade de honrar os seus compromissos financeiros com terceiros, quando a empresa identifica o problema já é tarde demais, e ela não tem como se recuperar, os indicadores de solvência avaliam essacapacidade e ajudam o gestor financeiro na tomada de decisões.

1.1 Liquidez
Os indicadores de liquidez no ajudam a medir a folga financeira de uma empresa. As informações para o cálculo destes índices são retiradas do Balanço patrimonial, demonstrativo contábil que evidência a posição patrimonial da empresa.
Esses índices são avaliados pelo critério de “quanto maior, melhor” e não medem a efetiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado Modelo
  • A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DE PROCESSOS E O BPMN
  • a importância do modelo reduzido no processo projetual
  • Importância de um modelo de maturidade dentro do pmo
  • O poder e a importância do modelo de plataforma no desenvolvimento do produto
  • A importância da negociação para se implantar um modelo de gestão da ética
  • E2 FUNDAÇÕES
  • E2 bipolos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!