A IMPORTANCIA DO JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM UMA CRIANÇA DE 4 ANOS, SEGUNDO PIAGET

733 palavras 3 páginas
A IMPORTANCIA DO JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM UMA CRIANÇA DE 4 ANOS, SEGUNDO PIAGET

O foco do projeto foi analisar a influencia do jogo no processo de aprendizagem de uma criança de 4 anos. O referencial teórico adotado foi a teoria de Piaget, como ele identifica e adequa o jogo de acordo coa as fases do desenvolvimento da criança. Os objetivos que o projeto pretendia alcançar eram:
Conhecer as contribuições do jogo no processo de aprendizagem numa criança de 4 anos.
Facilitar a aprendizagem da criança.
Perceber as dificuldades de socialização.
Indicar jogos para mãe que facilitassem o desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança. A pesquisa foi realizada na casa da criança, em que estava presente a criança, a mãe dela e nós, as pesquisadoras. Ao chegarmos na casa da mesma e dizer que iriamos brincar com ela, fomos logo surpreendidas pela sua alegria e entusiasmo em querer participar da brincadeira. Os jogos utilizados no experimento foram:
Dominó: com esse jogo queríamos verificar o desenvolvimento social. A criança de inicio não sabia o nome do brinquedo e não sabia jogar, mas sabia contar nos dedinhos, e já sabia as cores (azul, verde, laranja vermelho, branco,amarelo e o preto que não possui bolinhas), e assim conseguimos ensinar s regras do jogo, ele contava quantas bolinhas tinha e quais cores eram e sabia qual a peça deveria colocar no devido lugar. Percebemos que a criança é bastante sociável na hora do jogo sabendo que só poderia jogar uma peça por vez e quando terminava ele enunciava “ agora é você”, ele obedecia certamente as regras impostas no jogo.

Memória: para verificarmos o desenvolvimento cognitivo, mais uma vez ensinamos a ela como eram as regras do jogo, ele já conhecia e sabia como jogar, logo compreendeu e ganhou por duas vezes seguidas, deixando nós, pesquisadoras como perdedoras.O incrível nesse jogo que deu pra perceber é que a criança é bem ativa, não parando a

Relacionados