A IMPORTANCIA DO IODO NA QUÍMICA FORENSE

674 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DO IODO NA QUÍMICA FORENSE

Faculdade Oswaldo Cruz- São Paulo- SP

Resumo: Este trabalho tem como objetivo a identificação de digitais em diversos objetos. Utilizado o vapor de Iodo agente para desvendar tal relação. A partir da sublimação do Iodo em contato com uma superfície de papel reagindo através das partículas de suor foi revelada a digital.

Palavras-chave: Química, Forense, Iodo.

1 INTRODUÇÃO
Quando a determinação da natureza de uma substância química torna-se necessária, ou quando existe a detecção de traços de determinadas substâncias químicas, torna-se imprescindível o uso de métodos de analises química, sendo uma delas a Forense. A ciência forense é uma área interdisciplinar que envolve varias ciências de fronteira, como física, química, biologia entre outras que dão suporte para um melhor resultado de uma experiência realizada. (CHEMELLO, 2006).
O objetivo deste trabalho é a identificação de digitais em diversos objetos.

2 QUÍMICA FORENSE
A ciência forense é utilizada para resolver casos de caráter legal. São diversas áreas conhecidas nomeadamente: Antropologia, Entomologia, Odontologia, Patologia, Psicologia e Criminologia que são utilizadas dependendo do meio criminal em que são submetidas.
A química atua com uma característica muito importante, pois junto com a ciência forense englobam analises orgânicas e inorgânicas que servem para identificação e quantificação de substâncias puras e misturas. Um princípio básico da ciência forense é o fato irrefutável de que todo e qualquer tipo de contato deixa um rastro.
Os peritos forenses primeiramente encontram as pistas. Essas pistas são então analisadas e seu significado é determinado, com isso chega-se a uma conclusão precisa dos fatos ocorridos.

3 IODO
O Iodo é um elemento químico, símbolo I, do grupo dos Halogênios que em temperatura ambiente se encontra no estado sólido. Tem como característica a sublimação, que é a direta

Relacionados