A importancia do enfermeiro na saude publica

Páginas: 26 (6359 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
A importância do enfermeiro na saúde pública

Introdução:
Ao definirmos o papel do Enfermeiro numa Unidade de Saúde Pública, teremos que identificar os objetivos da Enfermagem de Saúde Pública, o perfil e as competências do Enfermeiro que integra a Unidade de Saúde Pública e o enquadramento legislativo e ético da profissão.
A Enfermagem de Saúde Pública sendo uma área deespecialização do exercício profissional de Enfermagem, utiliza conhecimentos técnico científicos da profissão e conhecimentos e conteúdos da saúde pública. Tem como finalidade contribuir para a preservação e melhoria da saúde da população e dirige a sua intervenção ao indivíduo, á família e aos grupo/comunidade (Ex. residências, escolas, locais de trabalho, instituições), através do esforço comunitárioorganizado.
A Enfermagem de Saúde Pública interliga a sua atividade com outras profissões, articulando e desenvolvendo trabalho de parceria, apelando para isso a uma visão holística e trans disciplinar da identificação dos problemas, intervenção e avaliação de resultados.
A Enfermagem é uma profissão que possui significativo contingente de profissionais atuando em diversos lugares edesenvolvendo as mais variadas funções dentro da área da saúde. A atuação da Enfermagem no contexto brasileiro acontece na maioria das vezes sem que as pessoas percebam o que realmente esses profissionais desenvolvem e qual é o seu potencial para a implantação, manutenção e desenvolvimento de políticas de saúde tanto em nível curativo quanto preventivo. Não se pode negar que a Enfermagem é o eixoprincipal para suportar qualquer política de saúde que tenha como objetivo uma assistência de qualidade. No âmbito da saúde coletiva, alguns estudos têm identificado predomínio de ações de caráter individual, principalmente de apoio ao atendimento médico (ALMEIDA et al, 1991). Frente ao quadro de saúde de várias cidades, observa-se que as práticas de enfermagem estão se adequando gradualmente àstransformações dos perfis epidemiológicos e às propostas de reorganização do sistema de saúde. Segundo Barbosa et al (1999, p.106) “os profissionais de enfermagem encontram emprego na rede privada, mas, também, numa rede pública em expansão tanto em nível municipal quanto em nível estadual”. No entanto, os mesmos autores apontam que “para fazer frente à demanda da população, o Estado e o Municípiocontam com um efetivo de estabelecimentos de saúde e profissionais de saúde ainda insuficiente (BARBOSA et AL 1999)”. No Art. 1º do capítulo I do Código de Ética dos profissionais de enfermagem consta que: “a Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitoséticos e legais” (BRASIL, 1995). Todavia, existem campos de atuação que não estão sendo ocupados pela Enfermagem. (MEDEIROS et al, 1999). Estudos recentes apontam para a dimensão do trabalho da Enfermagem nos atendimentos em saúde coletiva. Entretanto não se conhece a percepção de gerentes, usuários e gestores de serviços de saúde, sobre a importância do trabalho da Enfermagem nas unidades de saúde dealguns estados.
Segundo (EGRY et al, 1999; p. 150), “para a criação de novas práticas é preciso repensar os processos de trabalho em saúde, na sua totalidade dinâmica; particularmente,o estudo dos instrumentos de trabalho, empregado pelos enfermeiros em suas práticas proporcionaria informações pertinentes para análise de sua adequação ao objeto e a sua finalidade”. Neste sentido,BERTOLOZZI et AL (1999) afirmam que ainda existe um grande caminho a ser percorrido pelas enfermeiras, em conjunto com os demais trabalhadores da saúde, para a consecução da saúde, conforme preconiza a Constituição Brasileira.
As formas com que as sociedades identificam e explicam seus problemas de saúde, bem como o modo como se organizam para enfrentá-los variam historicamente e dependem de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do enfermeiro na saúde: como ser um bom enfermeiro
  • Importância do farmacêutico na saúde publica
  • Importância do Nutricionista na Saúde Pública
  • A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA
  • o papel do enfermeiro na visitadomicilaiaria e sua importancia no programa saude da familia
  • A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro
  • EDUCAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO
  • IMPORTÂNCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NA SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!