A IMPORTANCIA DO ENFERMEIRO NA EMTN

288 palavras 2 páginas
Epidemiologia
Carta de ottawa: é o documento apresentado na primeira conferencia internacional sobre promoção a saúde,
Declaração de alma ata: foi formulada por conta da conferencia internacional sobre cuidados primários a saúde, atenção primaria a saúde
Conferências Nacionais de Saúde (CNS) As Conferências Nacionais de Saúde são espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Elas contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade e, atualmente, são realizadas a cada quatro anos. Já tivemos 13 no total sendo a 8ª a mais importante.

8ª conferencia do sus: foi o grande marco nas histórias das conferências de saúde no Brasil. Foi a primeira vez que a população participou das discussões da conferência. Suas propostas foram contempladas tanto no texto da Constituição Federal/1988 como nas leis orgânicas da saúde, nº. 8.080/90 e nº. 8.142/90. O que é o SUS? É chamado de sistema único pois tem a mesma doutrina para todo o território nacional. Sobre a responsabilidade de três esferas autônomas do governo federal, estadual e municipal.
Saúde da Família

O objetivo do Saúde da Família é atuar na manutenção da saúde e na prevenção de doenças, alterando, assim, o modelo de saúde centrado em hospitais. Criado em 1993, o programa já atende 103 milhões de pessoas.

Programas de saúde no brasil:
Combate à Dengue, Famácia Popular, Acadêmia da Saúde, Brasil Sorridente, SAMU 192, Doação de Órgãos, Redução da Mortalidade, Olhar Brasil, Medicamento Fracionado, Humaniza SUS.
Doutrinas e princípios do SUS:

Relacionados