A Importancia Do Controle Or Amentario No Pr Ocesso De Gest O

2091 palavras 9 páginas
A importância do Controle Orçamentário no Processo de Gestão

Planejamento Orçamentário
Com a crescente competitividade do mercado as empresas precisam adotar ferramentas eficazes para que não percam o seu espaço. O planejamento orçamentário entra como um conjunto de planos para alcançar bons resultados financeiros.
“Um instrumento gerencial, bastante utilizado pelas empresas que desejam permanecer no mercado é o orçamento empresarial, que se constitui de um plano detalhado que mostra como os recursos podem ser obtidos e gastos na realização das atividades das empresas. Seu objetivo principal é retratar a estratégia da empresa através de um conjunto integrado por orçamentos específicos.” (CREPALDI, 2009, pag 302)
É importante também, na hora de traçar o plano orçamentário estratégico saber exatamente em que situação a empresa se encontra, assim o foco poderá ser direcionado aos pontos mais importantes.
O gestor é figura importante no processo, pois através das metas e projeções pré estabelecidas ele coordenará as diretrizes propostas. “O planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo administrativo que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vista em obter um nível de otimização na relação da empresa com o ambiente. Portanto, o nível estratégico de influência considera a estrutura organizacional de toda a empresa e a melhor interação desta com o ambiente, onde estão os fatores não controláveis.” (OLIVEIRA, 2007, pag. 87)
Controle Orçamentário

Para Crepaldi (2009), uma vez que o orçamento é aprovado o acompanhamento deve ser feito mensalmente, uma vez que sua execução não é automática. É preciso comparar o valor orçamentado e o valor realizado. As variações devem ser analizadas junto dos responsáveis e feitos os ajustes necessários.
Execução Orçamentária
“O orçamento a partir de sua implantação, deverá atender a vários objetivos organizacionais preestabelecidos, pois há uma grande inter-relação entre o

Relacionados