A IMPORTANCIA DO COM RCIO INTERNACIONAL

2119 palavras 9 páginas
A IMPORTANCIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
O Comércio Internacional é de suma importância para os países afim de vender seu excedente de produção e poder disponibilizar ao seu mercado consumidor mercadorias e serviços que o mesmo não produz. Esta relação também é composta de interesses e acordos políticos e econômicos, o que torna esta interação entre países ainda mais complexa.
Outro fator importante é a diluição dos riscos por meio da diversificação de mercados, em caso de crise interna, os países podem continuar a comercializar seus produtos com parceiros comerciais e manter certo equilíbrio econômico.
A Importância do Comércio Internacional para o Brasil
O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. Daí, sua vital importância para qualquer país. Para o Brasil, não poderia ser diferente.

O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade (ver rota da seda), mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, o processo de globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing, tudo isso causou grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.

Tradicionalmente o comércio é regulamentado através de tratados bilaterais entre as nações. Durante os séculos de crença no mercantilismo a maioria das nações mantinham altas tarifas e muitas restrições ao comércio internacional. No século 19, especialmente no Reino Unido, a crença no livre comércio tornou-se um paradigma e este pensamento tem dominado as nações ocidentais desde então. Nos anos seguintes à segunda guerra mundial, tratados multilaterais como o GATT e a OMC tentaram criar estruturas regulatórias de alcance mundial.

A regulamentação do comércio internacional

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas