A IMPORTANCIA DO BRINCAR

900 palavras 4 páginas
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR.

A formação social da criança acontece através das diversas experiências e situações que as mesmas vivenciam, para a construção de uma aprendizagem favorecida e significativa é indispensável o uso das brincadeiras em seu cotidiano. De acordo com Henry Wallon (2010, p. 67) “A criança repete nas brincadeiras as impressões que acabou de viver. Reproduz, imita.”
A criança é um ser em desenvolvimento, seu ato de brincar vai se modificando e se estruturando com base no que é capaz de fazer em cada fase da sua vida, ao longo do tempo suas possibilidades de relacionamento com a realidade sociocultural a sua volta aumentam. Portando podemos afirmar que ao longo do desenvolvimento, as crianças vão construindo novas e diferentes habilidades, que irão lhes permitir ampliar seus conhecimentos a fim de atuar de forma mais ampla no mundo, além disso, a brincadeira também é responsável em desenvolver a capacidade imaginária das crianças, pois quando elas são estimuladas por uma situação proposta pela brincadeira, as mesmas criam ações para enfrentar tal situação e é dessa forma usando do ato de brincar que ela irá representar sua própria realidade e criar seus próprios conceitos e valores indispensáveis à sua formação moral.

Admiti-se que o brinquedo represente certas realidades.
Uma representação é algo presente no lugar de algo.
Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, a natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar à criança um subtítulo dos objetos reais, para que possa manipulá-los. ( Kishimoto, 2003, p. 18)

Petty ( 2005) diz que a principal atividade das crianças quando não estão dedicadas as necessidades de sobrevivência é o ato de brincar, todas as crianças brincam se não estiverem impedidas

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • OIDA Yoshi O Ator Invisivel
    58826 palavras | 236 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas