A Importancia daEtica Pastoral

1848 palavras 8 páginas
TEOLOGIA PASTORAL – A importância da Ética Pastoral
Aluno: Fabiano Lobo de Moraes
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ/SP/034 – Camilópolis/Santo André
Curso Livre em Teologia (CLT/EAD)
Data: 26.01.13

RESUMO
Vamos iniciar uma nova etapa no curso de Teologia. Será uma jornada pela disciplina de Teologia Pastoral.
Esta disciplina pretende leva-lo (a) por uma jornada pelas Escrituras, em busca dos preciosos ensinos acerca do tão nobre ofício do pastorado.
O propósito desta disciplina não é fornecer todas as informações disponíveis sobre o tema, mas estimular o vocacionado e o postulante ao ministério à busca do conhecimento sobre os processos do pastorado, a partir do chamado ao labor pastoral diário.
Os demais alunos que não têm vocação ministerial ou certeza dela, a partir do estudo desta disciplina, conhecerão o universo pastoral e as implicações de cumprir o chamado de Deus no exercício deste ofício podendo, assim, compreender a mente e o coração de seus líderes pastorais e, consequentemente, poderão apoiá-los em suas necessidades e na demanda do ministério.

1 INTRODUÇÃO A definição de ética é “a disciplina que estuda a moral”, podemos associar este conceito com a ética pastoral, dizendo que é o estudo relacionado aos valores referentes à “Santidade”. Na ética pastoral, existem valores que formam sua base, são eles: o respeito, confiança, discrição, sigilo, dedicação e principalmente amor ao rebanho. O pastor ou pastora devem dar o exemplo de vida, pois cabe aos pastores a missão de influenciar e ensinar os pastoreados, através de suas ações, falas e principalmente o testemunho. A pessoa a ser influenciada deve ver a diferença e adotar o modelo de vida do seu pastor, pois Deus instituiu na Terra os pastores para cuidarem das ovelhas treinando-as para que futuramente elas possam gerar outras ovelhas e pastoreá-las sucessivamente. A ética pastoral é seguida de regras para o bom andamento tanto da vida do pastor quanto a

Relacionados

  • A Importancia DaEtica Pastoral Fabiano Lobo De Moraes
    1894 palavras | 8 páginas