A importancia da música no processo ensino aprendizagem

Páginas: 14 (3258 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Célia Cristina Cordeiro Mercer 1
Karen Crystini Prestes 2

RESUMO

Este artigo apresenta a importância da música no processo de ensino aprendizagem, sua aplicação e seus benefícios no desenvolvimento do individuo. A música está presente em todas as culturas e em diversas situações fazendo parte da vida do ser humano, despertandoemoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma. O objetivo do artigo é mostrar que a musica não a é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino,pois ela desperta o individuo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita aaprendizagem e também a socialização.


Palavras-chaves: aprendizagem, socialização e desenvolvimento.




1 Aluna do curso de pós Graduação em Educação Infantil pelo Instituto de Pós Graduação e Extensão. Professora de Educação Infantil.
2 Aluna do curso de pós Graduação em Educação Infantil pelo Instituto de Pós Graduação e Extensão. Professora de Educação Fundamental e Médio.

INTRODUÇÃOEm qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre vivem juntos. No principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imitá-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.
A música é umalinguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
Ela está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos.O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês e as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Adultos cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com rimas, parlendas, etc., reconhecendo o fascínio que tais jogos exercem. Encantados com o que ouvem, os bebês tentamimitar e responder, criando movimentos significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo, responsáveis pela criação de vínculos tanto com os adultos quanto com a música. Nas interações que se estabelecem, eles constroem um repertório que lhes permitem uma forma de comunicação por meios de sons.
Quando a criança canta, ou está envolvida com papéis de interpretação sonora em coletividade,sente-se integrada em um grupo e adquire a consciência de que seus componentes são igualmente importantes. Compreende a necessidade de cooperação frente aos outros, pois da conjunção de esforços dependerá o alcance do objetivo comum.
Quando estuda música em conjunto, torna-se comunicativa e convive o tempo inteiro com regras de socialização. Existe a possibilidade de respeitar o tempo e avontade do outro, criticar de forma construtiva, ter disciplina, ouvir e interagir com o grupo.
Musicalidade é a tendência ou inclinação do individuo para a música. Quanto maior a musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento. Costuma revelar-se na infância e independe de formação acadêmica.
Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o mundo sonoro e apercepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional.
Se todos nascem potencialmente inteligentes, a musicalidade e a musicalização intuitiva são inerentes a todo ser humano. No entanto, apenas uma porcentagem da população as desenvolvem. Grandes nomes considerados gênios da música iniciaram seus estudos na infância, Mozart,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da música no processo de ensino aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • A importância da música no processo ensino aprendizagem infantil
  • A importância da música no processo de aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • A IMPORTANCIA DA MUSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM
  • A importancia da familia no processo de ensino aprendizagem
  • A importância da família no processo ensino-aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!