A IMPORTANCIA DA LUZ NO CRESCIMENTO DAS PLANTAS mariane1 1

457 palavras 2 páginas
A IMPORTANCIA DA LUZ NO CRESCIMENTO DAS PLANTAS
INTRODUÇÃO
Toda vida na Terra é mantida por um fluxo de energia proveniente do sol e que passa pela biosfera. Por meio do processo fotossintético, a energia radiante é fixada em energia química potencial, utilizada por todos os componentes da cadeia alimentar para realizar os processos vitais. A radiação é também a fonte primária de energia para a reposição da matéria orgânica consumida na cadeia alimentar e condiciona, regulando o balanço hídrico e o balanço de energia na Terra, um cenário favorável para a vida dos organismos.
A radiação não é para a planta somente uma fonte de energia (efeito fotoenergético), mas também um estímulo governando o condicionamento do desenvolvimento (efeito fotocibernético) e às vezes funciona como um fator estressante (efeito fotodestrutivo). Todos esses efeitos da radiação ocorrem por meio da absorção dos quanta de luz, a qual é mediada por um fotorreceptor altamente específico.
Nenhuma planta é capaz de crescer sadia com a ausência de luz, fundamental para o seu desenvolvimento. Algumas plantas conseguem viver com iluminação indireta, enquanto outras precisam de várias horas de exposição ao sol. Uma série de processos e reações que envolvem a sobrevivência de uma planta depende da energia que ela absorve da luz. Dentre estes processos, podemos citar a fotossíntese.
O tempo necessário de exposição à luz pode variar de planta para planta e o mesmo pode ser dito com relação à intensidade de luz. Plantas suculentas como os cactos, por exemplo, necessitam de luz solar direta pelo menos 5 horas por dia, enquanto que outras nem resistem à exposição aos raios solares diretos.
EXISTE UMA LUZ QUE É MELHOR PARA O DESENVIMENTO DAS PLANTAS?
A melhor luz é claro seria a do sol para o desenvolvimento de qualquer ser vivo. Existem basicamente três tipos de sistema de iluminação para um cultivo indoor: CFL, sigla em inglês para Lâmpadas Fluorescentes Compactas, que são hoje as lâmpadas mais

Relacionados